O que é um MEI?

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MEI é um modelo empresarial simplificado, com limite de faturamento anual de R$ 81 mil, criado para facilitar a formalização de pessoas que trabalham de maneira autônoma. 

Este modelo foi criado em 2009 para ajudar profissionais autônomos e pequenos empreendedores á sair da informalidade, é um tipo de empresa simples que se ajusta às necessidades desses profissionais, que assim podem ter seu próprio CNPJ, emitir notas e ter acesso a benefícios da Previdência Social. 

MEI é a sigla para Microempreendedor Individual, que é um modelo simplificado em 19 de dezembro de 2008 instituído pela Lei Complementar nº128, com o intuito de formalizar as atividades de profissionais que trabalham de maneira autônoma. 

Os principais requisitos estão relacionados ao: 

  • Limite de faturamento anual, atualmente, o valor é de, no máximo, R$ 81 mil ao ano; 
  • Á quantidade de funcionários que podem ser contratados, só pode contratar 1 (um) colaborador que deve ser pago, no mínimo, um salário mínimo nacional ou o piso determinado pela categoria; 
  • A atividade à ser exercida; não podem ser atividades intelectuais, como médicos, engenheiros, dentistas, advogados, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, entre outros. 

Além dos pontos acima, outras exigências para um empreendedor abrir uma empresa como MEI são: 

  • Não ter sócios no negócio que está sendo aberto; 
  • Não ter outra empresa aberta em seu nome; 
  • Não participar de outro negócio, seja como sócio, seja como administrador. 

Como registrar um MEI? 

A primeira questão a ser avaliada antes da regularização da sua empresa é a área de atuação, como foi citado acima, não é possível registrar atividades intelectuais, para conferir se você pode ou não fazer um MEI confira a lista oficial da categoria. Se sua atividade estiver dentro dos critérios exigidos, agora você pode fazer esse passo-a-passo para se tornar um Microempreendedor Individual: 

Acesse o Portal do Empreendedor ; 

  • Clique em “Quero ser MEI” e, em seguida, em “Formalize-se”; 
  • Crie uma conta “gov.br” ou acesse com o seu CPF, caso já tenha; 
  • Siga as instruções em tela. Nessa etapa, serão solicitados os seus dados pessoais, tais como número de RG e CPF, número da declaração do Imposto de Renda, endereço residencial e telefone de contato; 
  • Defina as atividades que serão exercidas, o nome fantasia da sua empresa e informe o local de onde irá trabalhar, por exemplo, de casa, via internet, em um endereço comercial; 
  • Confira todos os dados informados, preencha as declarações solicitadas e finalize a sua inscrição. 

Finalizando este processo, é possível emitir o Certificado de Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI) para comprovar seu CNPJ e registro na Junta Comercial. 

Se você precisa de ajuda para fazer a abertura do seu MEI, nossos consultores podem te ajudar. Entre em contato pelo email plano@planocontabil.com.br que tiraremos suas dúvidas.

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