O regime tributário brasileiro pode ser uma dor de cabeça para muitos empreendedores. Como vimos no post Qual é o melhor regime tributário?, no Brasil temos 3 regimes tributário: Simples Nacional, Lucro Real e Lucro Presumido. O conjunto de regras desses regimes é tão grande que é possível que ocorra multas e penalidades caso não haja um planejamento tributário feito da maneira correta.
O que é um planejamento Tributário?
Planejamento tributário é a gestão do pagamento de tributos de uma empresa e a melhor forma de estudar maneiras para reduzir legalmente a carga tributário incidente sobre ela.
O planejamento tributário pode ser dividido em duas categorias
- Operacional: é o básico, os processos estabelecidos por uma empresa para que as exigências legais sejam cumpridas, ou seja, cumprir de maneira correta a escrituração das operações e pagamentos de impostos previstos. É importante que esse processos estejam incluídos nas tarefas diárias da empresa com ajuda do seu contador;
- Estratégico: é importante ter em mente que o planejamento estratégico precisa ser feito antes do planejamento operacional. O planejamento estratégico é basicamente identificar o regime tributário que se encaixa melhor na empresa no exercício atual, e levantamento das peculiaridades fiscais de acordo com o ramo da atividade, estrutura de capital, localização, modelo de contratação de recursos humanos entre outras.
Por que você precisa se planejar?
O principal objetivo do planejamento tributário é diminuir as despesas da empresa, ou seja, reduzir a elisão fiscal, que são os valores que incidem sobre o negócio. Tenha como premissa que você não se planeja para economizar, e sim para estar legalmente apto para exercer suas atividades. Diminuir o impacto tributário é o que todos queremos, mas isso não pode se tornar uma desculpa para descumprir a legislação.
Por fim, o que interessa é ter uma visão clara e objetiva da situação atual da empresa, e quais atitudes precisam ser tomadas para fazer com que seu negocio esteja pronto para exercer suas atividades dentro das leis tributárias.
Procure uma empresa especializada e de confiança para te ajudar com seu planejamento tributário, é muito importante você escolha uma empresa de confiança, ética e responsável para ser o responsável por esse trabalho. Ainda tem dúvidas sobre planejamento tributário? Comente abaixo.