Não é novidade para ninguém que todo empreendedor é multitarefas, e precisa dominar várias áreas como marketing, financeiro, vendas, entre outras. E para ficar mais atento à área financeira e administrativa, selecionamos alguns termos essenciais que os novos empreendedores precisam conhecer:
- Balanço patrimonial:
Balanço Patrimonial, que também pode ser chamado de Balanço Contábil, é um relatório contábil que descreve toda a situação financeira de uma empresa. Através do balanço patrimonial o empreendedor consegue fazer um levantamento completo de todos os bens e direitos de um negócio, identificando também suas fontes de recursos e investimentos.
O balanço patrimonial é dividido em:
- ativo: representa os bens da empresa, como imóveis e veículos, e outros valores financeiros, como contas a receber e saldos bancários;
- passivo: corresponde às obrigações devidas, como quantias a serem pagas e outras contas;
- patrimônio líquido: equivale à diferença entre o ativo e o passivo, mostrando as riquezas do negócio e quanto o empreendedor já investiu.
- Regime tributário
Indica o sistema de cobrança de impostos que o seu negócio precisa pagar. O regime tributário está relacionado ao faturamento, à área de atuação e ao tamanho da gestão. A escolha do regime tributário é importante para:
- pagar menos impostos e reduzir despesas;
- respeitar as legislações fiscais existentes;
- manter a empresa legalizada.
Fizemos um post sobre Regime Tributário que você pode entrar pelo link abaixo:
Qual melhor regime tributário?
- Fluxo de caixa
É uma ferramenta contábil para a tomada de decisões em uma empresa, pois ela acompanha todas as entradas e saídas financeiras do empreendimento. É através dessa ferramenta que o empreendedor descobre seus lucros, dívidas, capital de giro em um determinado período. Ao executá-lo corretamente, você tem facilidade para entender o presente e planejar o futuro da empresa.
Confira algumas dicas para colocá-lo em prática:
- registre as entradas e saídas diariamente;
- planeje os pagamentos e os recebimentos futuros;
- analise todos os dias e proponha melhorias sempre que possível.
- Capital Social
É o valor estabelecido para o seu empreendimento em sua quantia bruta. Desse modo, o capital social é a soma de todos os investimentos aplicados no momento de abertura da empresa.
Ele é utilizado para garantir o funcionamento das atividades enquanto os lucros esperados não são obtidos, como a compra de computadores e carros ou a admissão de colaboradores.
Mais uma vez: sempre peça ajuda de um contador caso você tenha dúvidas ao definir o capital social.
- Demonstração de Resultado de Exercício (DRE)
O DRE é um extrato de todas as operações financeiras de uma empresa em um dado período. Esse termo de contabilidade deixa claro qual é a síntese dos resultados, evidenciando despesas, lucros, investimentos, impostos e taxas. A realização do DRE deve ser detalhista, a fim de ampliar o escopo e o seu campo de visão. Alguns de seus principais itens são:
- Receita de vendas;
- Receita líquida;
- Dedução de impostos;
- Despesas de vendas;
- Resultado bruto
- Despesas administrativas;
- Resultados antes do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) e CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido)
- IRPJ e CSLL;
- Resultado líquido.
Quer saber mais sobre o assunto? Então deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.