Termos contábeis para novos empreendedores

Não é novidade para ninguém que todo empreendedor é multitarefas, e precisa dominar várias áreas como marketing, financeiro, vendas, entre outras. E para ficar mais atento à área financeira e administrativa, selecionamos alguns termos essenciais que os novos empreendedores precisam conhecer:

  • Balanço patrimonial:

Balanço Patrimonial, que também pode ser chamado de Balanço Contábil, é um relatório contábil que descreve toda a situação financeira de uma empresa. Através do balanço patrimonial o empreendedor consegue fazer um levantamento completo de todos os bens e direitos de um negócio, identificando também suas fontes de recursos e investimentos.

O balanço patrimonial é dividido em:

  • ativo: representa os bens da empresa, como imóveis e veículos, e outros valores financeiros, como contas a receber e saldos bancários;
  • passivo: corresponde às obrigações devidas, como quantias a serem pagas e outras contas; 
  • patrimônio líquido: equivale à diferença entre o ativo e o passivo, mostrando as riquezas do negócio e quanto o empreendedor já investiu.
  • Regime tributário

Indica o sistema de cobrança de impostos que o seu negócio precisa pagar. O regime tributário está relacionado ao faturamento, à área de atuação e ao tamanho da gestão. A escolha do regime tributário é importante para:

  • pagar menos impostos e reduzir despesas;
  • respeitar as legislações fiscais existentes;
  • manter a empresa legalizada.

Fizemos um post sobre Regime Tributário que você pode entrar pelo link abaixo:

Qual melhor regime tributário?

  • Fluxo de caixa

É uma ferramenta contábil para a tomada de decisões em uma empresa, pois ela acompanha todas as entradas e saídas financeiras do empreendimento. É através dessa ferramenta que o empreendedor descobre seus lucros, dívidas, capital de giro em um determinado período. Ao executá-lo corretamente, você tem facilidade para entender o presente e planejar o futuro da empresa.

Confira algumas dicas para colocá-lo em prática:

  • registre as entradas e saídas diariamente;
  • planeje os pagamentos e os recebimentos futuros;
  • analise todos os dias e proponha melhorias sempre que possível.
  • Capital Social

É o valor estabelecido para o seu empreendimento em sua quantia bruta. Desse modo, o capital social é a soma de todos os investimentos aplicados no momento de abertura da empresa.

Ele é utilizado para garantir o funcionamento das atividades enquanto os lucros esperados não são obtidos, como a compra de computadores e carros ou a admissão de colaboradores.

Mais uma vez: sempre peça ajuda de um contador caso você tenha dúvidas ao definir o capital social.

  • Demonstração de Resultado de Exercício (DRE)

O DRE é um extrato de todas as operações financeiras de uma empresa em um dado período. Esse termo de contabilidade deixa claro qual é a síntese dos resultados, evidenciando despesas, lucros, investimentos, impostos e taxas. A realização do DRE deve ser detalhista, a fim de ampliar o escopo e o seu campo de visão. Alguns de seus principais itens são:

  • Receita de vendas;
  • Receita líquida;
  • Dedução de impostos;
  • Despesas de vendas;
  • Resultado bruto
  • Despesas administrativas;
  • Resultados antes do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) e CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido)
  • IRPJ e CSLL;
  • Resultado líquido.

Quer saber mais sobre o assunto? Então deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.

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